O mês de janeiro chegou e, com ele, um dos eventos mais esperados pelos indie devs: a Global Game Jam, que está em sua 12ª edição! A GGJ, pela sua característica de reunião de devs, é o maior evento de criação de jogos presencial do mundo!

Faz 5 anos que o Portal Indie Game escreveu pela primeira vez sobre a Global Game Jam (leia aqui). Naquela época, em 2015, mais de 500 locais ao redor do globo, em 78 países, receberam quase 29 mil indie devs para o evento, o que resultou em mais de 5,4 mil jogos produzidos! São números consideráveis, não acha?

Se em 2015 a quantidade já era significativa, em 2020 podemos esperar muito mais, pois a última edição, em 2019, contou com 860 locais, em 113 países, reunindo mais de 47 mil indie devs e cerca de 9 mil jogos produzidos!

A cidade de Curitiba/PR, desde 2014, figura entre os 4 locais que mais recebem desenvolvedores no mundo! Ano passado, a PUCPR foi a 3ª que mais recebeu devs, com 624 participantes.

La Casa de Pizza” – Global Game Jam Curitiba

Selfie! Curitiba – Brasil

Edição de 2020

A GGJ20 ocorrerá de 31 de janeiro a 2 de fevereiro. Até o momento, já foram registrados mais de 700 locais ao redor do globo!

Confira  neste link se em sua cidade já há algum local registrado para a realização do evento, se inscreva e participe!

Qualquer pessoa maior de idade pode participar da GGJ. Se for menor de idade, pode participar também, mas acompanhada de um responsável legal.

Não é necessário ter experiência para aproveitar essa oportunidade, nem mesmo formação. Além disso, o desenvolvimento de jogos eletrônicos envolve muitas áreas, não só programação e arte. Música, efeitos sonoros, roteiro e game design também fazem parte!

Portanto, se você é game dev, ou tem interesse em ser, participar da Global Game Jam é um passo indispensável para essa jornada!