Voltado para o público que tem uma boa ideia, mas não sabe programar, o RPG Maker anuncia nova versão com melhorias significativas!

O RPG Maker é um antigo conhecido de todo daquele que começou a desenvolver jogos sem saber programar. A engine oferece ferramentas para a criação de jogos estilo RPG sem a necessidade de criação de linhas de código. Também já vem “de fábrica” com um pacote de imagens de personagens, monstros, cenários e veículos.

02

A grande vantagem do RPG Maker é a praticidade proporcionada ao seu usuário. Voltado para o público iniciante, ou que não possua programadores na equipe, o RPG Maker conquistou muitos fãs que puderam realizar seus sonhos de produzir um jogo e publicar na internet.

Os cenários e objetos podem ser criados com simples cliques de mouse, enquanto as regras e interação com os objetos podem ser criadas com a introdução de “Eventos”. É bem simples e intuitivo. O RPG Maker também oferece uma base de dados que pode armazenar itens, personagens, monstros, chefes, classes (jobs), animações, grupos de inimigos, entre outros.

A grande desvantagem do RPG Maker é que ele se torna uma ferramenta limitada, pois, mesmo com muitas possibilidades de customização, o usuário só pode criar games nesse gênero. Além disso, a maioria dos jogos criados ficam com a mesma cara uns dos outros… É possível evitar isso, mas será necessário fazer MUITAS modificações avançadas, coisa que normalmente se torna inviável para a maioria do público que utiliza o RPG Maker.

03

Entretanto, a nova versão do RPG Maker, o RPG Maker MV, promete dar mais liberdade ao desenvolvedor sem perder a característica de praticidade.

Foram muitas mudanças, mas a principal delas é a possibilidade de exportar seu jogo para diversas plataformas, como Android, iOS e HTML5.

Outro fator importante foi a implementação de um sistema de customização via JavaScript, que possibilita aos desenvolvedores a criação de suas próprias modificações em pontos vitais do jogo. Também será possível utilizar plugins feitos por outras pessoas.

Também foi adicionado um sistema para utilização de mouse e tela de toque (touchscreen), um grande avanço, considerando que as versões anteriores forçavam os usuários a jogarem somente pelo teclado.

Confira o vídeo oficial do RPG Maker MV:

Gostou da novidade? Então fique ligado no lançamento e comece a produzir os seus jogos!

Clique aqui para entrar na página do RPG Maker MV no Steam!!

 


  • Quer participar dos nossos sorteios de jogos? Clique aqui!!!
  • Gostou desse post? Clique nos botões para compartilhar com seus amigos no Facebook, Google+ ou Twitter!
  • Tem algo a falar sobre o jogo? Comente aqui embaixo!