Uma boa parceria pode viabilizar aquele jogo que tanto sonhamos. Somar forças com outras pessoas ajuda a eliminar barreiras e dificuldades durante o desenvolvimento.

Nossos leitores notaram a diminuição de nossas postagens durante as últimas semanas. Com a grande quantidade de acessos do Portal Indie Game, surgiram também muitas propostas de parceria, assim, tivemos que dividir nosso tempo útil com elas.

Então, basicamente, esse tempo “fora” foi preenchido com projetos e cursos na área de desenvolvimento de jogos ou afins. Faremos um relato dessas experiências em postagens próximas.

Bem, acho que, assim como eu, muitos leitores possuem dificuldade de levar adiante seus projetos de jogos por não possuírem parceiros que se dediquem da mesma forma que nós nos dedicamos.

Isso é um problema recorrente, acontece com muitos que estão iniciando no desenvolvimento independente e pode ser realmente frustrante.

Entretanto, com um pouco de sorte e envolvimento nos eventos certos, é possível firmar novas parcerias para lhe ajudar no desenvolvimento daquele jogo tão planejado.

Melhores amigos:

GGJ-BRING-JAM-2015-parceria

Uma das maiores causas de frustração dos desenvolvedores iniciantes é, justamente, com seus amigos mais próximos.

É comum que a empolgação para iniciar no ramo leve você a convidar seus melhores amigos, afinal, em um mundo ideal, seria fantástico se você pudesse ter uma empresa de sucesso com seus grandes parceiros de longa data, fazendo jogos e tirando seu sustento dessa atividade.

Entretanto, nessas horas, é imprescindível separar a razão da emoção. Você deve refletir sobre alguns pontos:

Seu amigo é realizador?
Pense em como ele costuma ser com as responsabilidades que normalmente lhe são imputadas. Se cumpre prazos, se tem compromisso com atividades não-obrigatórias, se termina as demandas/projetos que inicia.

Seu amigo possui tempo para isso?
Ele pode ser uma pessoa dedicada e responsável, mas pense se ele terá tempo para mais uma atividade. Não se esqueça que desenvolver jogos não é, simplesmente, dedicar parte do tempo livre para isso, e sim criar uma rotina prioritária na vida de todos os envolvidos. Ao aceitar o convite, seu amigo precisaria desistir de outras atividades ou mesmo cancelar compromissos já realizados.

Seu amigo realmente quer isso?
É extremamente comum que ele aceite fazer isso por “gostar de jogos” e “querer te ajudar”, entretanto, quando as responsabilidades começarem a aparecer, o trabalho já estiver iniciado, nem tudo serão flores. Muitas etapas tediosas e monótonas aparecerão, dificuldades brotarão “do nada” e seu amigo que estava junto “para te ajudar” vai pular fora. Além de abandonar seu trabalho, a amizade pode ser abalada com isso.

O que devo fazer?

parceria-gamejam

Primeiramente, se você quer desenvolver uma ideia sua, deve ter em mente que poucas pessoas aceitarão se unir a você para te ajudar a desenvolver algo só seu.

Avalie se não seria melhor juntar um dinheiro para contratar um ou mais freelancers (pessoas que trabalham por projetos, sem vínculo empregatício) para fazer o jogo do jeito que você quer.

Se a ideia acima não for o caso e você queira criar algo do zero, com outra pessoa ou uma pequena equipe, então tenha em mente que a sua ideia pode não ser interessante para os outros envolvidos, ou seja, parceria não costuma definir hierarquia.

Todos devem ter a mesma importância na equipe, cada um com seu papel. Lembre-se de que ser gerente de projeto não é ser DONO do projeto, um gerente possui o papel de administrar o trabalho para que tudo ocorra bem, mas não quer dizer, necessariamente, que seu voto terá mais peso que o voto dos demais.

Ninguém que estiver trabalhando em esquema de parceria, sem salário, apostando em frutos futuros, vai aceitar ser subordinado de uma pessoa que não considera suas opiniões.

Tendo essas considerações em mente, comece a procurar pessoas que também estão com o mesmo problema para formar sua equipe.

Dê preferência para devs que morem na mesma cidade, pois trabalhar a distância é bem mais complicado, além de criar um vínculo profissional mais frágil, na maioria das vezes.

Melhores lugares para encontrar outros devs:

CAM01566 - Cópia

Embora a internet tenha grande facilidade de disseminação, acredito que, nesse caso, a melhor forma para conhecer novos devs, futuros parceiros, é de maneira presencial.

O desenvolvimento de jogos indie está cada vez mais popular e muitos eventos presenciais são marcados por grupos ou estúdios da área, procure descobrir quais ocorrem perto de você e participe de todos.

Mostras de games, game jams presenciais, eventos acadêmicos da área de jogos e feiras de jogos são exemplos de atividades que atraem pessoas com o mesmo interesse que você.

As mostras de games, por exemplo, ocorrem várias vezes ao ano em diversas capitais do país, por exemplo: Em Brasília existe a BRING; em Salvador, a BIND; em Belo Horizonte, a MIND; em João Pessoa, a PING; e por aí vai!

Além disso, existem eventos mais corriqueiros para bate-papos entre os devs, como o Spin, que acontece mensalmente em São Paulo.

As game jams presenciais são uma ótima opção, pois além de envolver devs da sua região, é possível ver todos com a mão na massa, sentir o humor e a forma de trabalho de cada um.

Uma boa dica para ficar de olho nos eventos sobre gamedev é se cadastrar nos sites especializados e frequentar bons grupos no facebook.

Os sites especializados em indie games enviam emails para seus leitores cadastrados com avisos e novidades da área e os grupos do facebook são utilizados para divulgação dos eventos ou discussão sobre eles.

Para receber os avisos e novidades do Portal Indie Game, cadastre seu email abaixo:

MEMBRO VIP!

Nunca enviamos spam!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Concluindo:

Fechar parceria com outros devs não é tarefa fácil. Envolve não só encontrar as pessoas certas como também ter habilidade para manter um bom relacionamento interpessoal.

Outra coisa que devemos pensar antes de começar a procurar um parceiro ou uma equipe: “Eu sou uma pessoa adequada para trabalhar em parceria com outros devs?”.

Muitas vezes exigimos dos outros características e comportamentos que nós mesmos não temos, nesse caso, precisamos resolver o nosso problema antes de buscarmos parcerias com outras pessoas.

A tarefa é árdua, mas não desanime! Mantenha uma postura profissional e frequente os lugares certos.

Tenha uma boa relação interpessoal e ótimos argumentos. Mostre que não é mais um aventureiro sem rumo, esteja preparado para fazer um trabalho sério.

Assim você atrairá pessoas com os mesmos interesses e poderá realizar muitos bons projetos!

Boa sorte!


  • Gostou desse post? Clique nos botões para compartilhar com seus amigos no Facebook, Google+ ou Twitter!
  • Tem algo a falar sobre o jogo? Comente aqui embaixo!
  • Quer participar dos nossos sorteios de jogos? Clique aqui!!!