O mercado de games movimenta bilhões de dólares por ano ao redor do mundo, mas qual é a fatia que um desenvolvedor independente consegue pegar? Conheça agora as principais maneiras de ganhar dinheiro com jogos!

Praticamente todos os desenvolvedores de jogos com os quais tivemos contato nos disseram que entraram nesse mercado não por buscar dinheiro ou esperar riqueza, entretanto, todos precisamos comer, pagar contas, criar família e ter dinheiro pra comprar jogos. Por isso, um indie dev precisa tornar seus jogos rentáveis, fazer disso a sua profissão, seu trabalho, para que ele possa viver tranquilamente dos frutos gerados pelo seu ofício.

As formas de se ganhar dinheiro com jogos independentes mudam constantemente, afinal, o mercado está sempre inventando novas formas de pagamento, observando a tendência de consumo e se adaptando às mais diversas demandas dos clientes.

O Indie Game selecionou as 4 maneiras mais utilizadas pelos indie devs para arrecadar fundos com seus jogos. Vamos conhecê-las:

1- Crowdfunding:

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Colocamos esse modelo em primeiro lugar pelo fato de ser constantemente utilizado antes ou durante o desenvolvimento do jogo.

O Crowdfunding, ou Financiamento Coletivo, é uma forma de captar dinheiro antes mesmo de ter o jogo pronto.

Clique aqui e leia o nosso artigo especial sobre Crowdfunding!

Consiste em criar uma campanha para mostrar o seu jogo ao público e fazer com que as pessoas se identifiquem e financiem seu projeto. Esses investidores pagarão antecipadamente para garantir que você tenha condições de desenvolver aquele jogo. Em troca, você dará alguma recompensa para os seus investidores, que poderá ser uma cópia do game que você desenvolveu.

2- Vendas diretas:

Essa é a forma mais tradicional de trocar o seu produto por dinheiro: vendendo! Estamos no século XXI e ainda fazemos exatamente a mesma coisa lá da idade da pedra lascada, só que com uma roupagem mais moderna.

Lógico que o indie dev não vai bater de porta em porta como Consultor Jequiti… “Moço, quer comprar meu jogo?”. Existem sites e plataformas especializadas em comercializar jogos eletrônicos, sendo a Steam a mais famosa de todas.

Clique aqui para ler nosso artigo especial sobre o Steam Greenlight!

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A modalidade venda direta consiste em cadastrar seu jogo para venda em sites e plataformas especializadas para que os jogadores comprem e façam o download do produto diretamente para os seus computadores.

A Steam é apenas uma das plataformas especializadas em vendas de games de PC, existem sites como itch.io, Indiedb, e o brasileiro SplitPlay. Para jogos mobile as mais comuns são as próprias lojas oficiais dos sistemas, como Apple Store e Google Play.

3- In-app purchase:

Essa é uma forma bastante utilizada por jogos mobile. Consiste em colocar à venda itens, moedas, vidas ou qualquer outro recurso dentro jogo.

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Um exemplo de tela de in-app purchase.

Se você está jogando (e gostando) de algum game e viu um item muito bacana que gostaria de ter, mas não reuniu gemas, ouro ou qualquer outra coisa necessária para o seu personagem adquirir o tal acessório, você pode comprar, com dinheiro de verdade, o item desejado ou a moeda do jogo que possa comprá-lo.

Essa modalidade se popularizou bastante nos últimos anos, pois é um tipo de venda que possibilita a distribuição de graça dos jogos em plataformas como Google Play, afinal, com mais jogadores a chance de vender elementos in-game é bem maior.

4- Publicidade:

Essa modalidade é bastante popular, mas requer um número imenso de jogadores para se tornar rentável aos desenvolvedores.

Consiste em receber valores de acordo com a quantidade de anúncios publicitários que aparecem nos games. Como os valores pagos pelos anúncios são muito baixos, para se tornar rentável, o jogo deve ter uma imensa quantidade de jogadores para que apareçam centenas de milhares de anúncios e, assim, o desenvolvedor conseguir uma quantia razoável de dinheiro.

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Tela de jogo com barra de anúncio publicitário na parte superior.

Esse tipo de modalidade funciona muito bem com jogos de sucesso, como foi o caso do Flappy Bird que, mesmo se tratando de um jogo gratuito, o desenvolvedor chegou a receber mais de U$50.000,00 (cinquenta mil dólares por dia). Como o jogo dele havia alcançado vários milhões de downloads, os anúncios apareciam milhares de vezes ao dia, e os centavos recebidos eram acumulados até chegar aos milhares de dólares, diariamente.

Em jogos normais, que não são casos de sucesso como o citado, essa forma de arrecadação de fundos pode não ser recomendada, uma vez que a quantidade de anúncios mostrados será baixa, consequentemente, os valores recebidos serão ainda menores.

Concluindo:

A escolha do método de arrecadação financeira deve ser feita com bastante cuidado, por meio de uma análise prévia de diversos fatores, tais como:

  • Público alvo;
  • Tipo de jogo;
  • Capacidade de marketing do jogo;
  • Plataforma que foi/será publicado;
  • Realidade financeira dos desenvolvedores;
  • Outros fatores relevantes.

Lembre-se: muitos desenvolvedores independentes apenas conseguem cobrir parte dos gastos que tiveram com seus jogos, mas trabalham com perspectivas de longo prazo, valorizando a marca do estúdio e cativando muitos jogadores, para que depois, em outro jogo, possam adotar um modelo de captação de recursos que realmente traga lucro para eles.


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