Fomos ao BIG Festival e comprovamos: você, indiedev, DEVE participar do maior evento de indie games da América Latina.

Fiz parte da equipe do Portal Indie Game que foi mobilizada para conhecer o BIG Festival, o maior festival de jogos independentes da América Latina e terceiro maior do mundo, que aconteceu na cidade de São Paulo, na semana passada.

Embora o que mais chame atenção nas redes sociais seja a mostra competitiva e seus premiados, vimos que o BIG Festival é muito mais do que um simples evento para nomear jogos vencedores.

CAM02484

Não iremos aqui focar nos jogos vencedores do BIG 2016 e sim mostrar um lado do festival que é extremamente importante para todo o setor de desenvolvimento de jogos indie e que parece não receber a devida atenção da mídia.

Depois de visitar o evento por três dias seguidos, chegamos a conclusão que NENHUM desenvolvedor indie deve perder esse evento, mesmo que participe apenas como visitante. Entenda os motivos…

O BIG não é apenas um evento para propagandear jogos indie

13621809_1302011013161059_352286266_o

É claro que a exposição e competição de jogos independentes é um forte elemento para angariar público e mídia especializada, entretanto, o BIG Festival oferece MUITO mais ao desenvolvedor indie do que uma mera exposição do seu jogo durante os dias de evento.

Por ser um evento de renome internacional, o BIG consegue reunir grandes profissionais da área, tanto do Brasil quanto do exterior. Somente isso já é suficiente para criar uma atmosfera de conversas, troca de experiências e networking com pessoas de fora do nosso círculo social.

Contudo, para potencializar ainda mais a oportunidade de ter tanta gente experiente no mesmo lugar, o BIG oferece meios organizados para disseminação de conhecimento e oportunidade de negócios entre desenvolvedores, publicadoras, investidores, agentes de governo, entusiastas, público e demais stakeholders.

Prova disso é a grande carga de entrevistas, palestras e mesas redondas que acontecem durante o festival. Nesse ano, foram necessárias três salas, estilo auditório, funcionando ao mesmo tempo, para dar conta do cronograma de atividades.

CAM02488

Todos os participantes recebiam um livreto com a programação, contendo o título da palestra, a descrição, os participantes, a sala e o horário, assim ficou fácil marcar quais as apresentações que mais nos interessavam e, assim, aproveitar ao máximo as informações compartilhadas.

Tinha informação para todos os gostos: casos de sucesso de indies brasileiros e internacionais; experiências de estúdios conversando com publishers; opções de crédito e financiamento com o BNDES; editais públicos de fomento; informações sobre aceleradoras e incubadoras; palestras com investidores; conversas sobre desenvolvimento, criatividade e inspiração; função social e educativa dos jogos; e muito mais!

Não bastasse isso tudo, o BIG Festival ainda promoveu rodadas de negócio entre publicadoras e desenvolvedores. Existia uma área dedicada onde os desenvolvedores puderam se apresentar, mostrar seus jogos e conversar com várias publishers internacionais, aumentando a quantidade de negócios e fortalecendo a indústria de indie games.

CAM02483

Mostra de jogos indie é algo que não poderia faltar em um evento como este, certo? Os jogos em exposição no BIG foram separados por mostra competitiva e não-competitiva.

Aqueles que estavam concorrendo em alguma das categorias ganharam destaque nas paredes do evento, enquanto os demais foram acondicionados em estandes.

Concluindo

Você, desenvolvedor independente, iniciante ou veterano, part-time ou full-time, não pode perder as próximas edições do BIG Festival!!

  • Se você quer apenas mostrar seu game para o público, o BIG é para você!
  • Se você quer inscrever seu game para competir com outros, o BIG é para você!
  • Se você quer conhecer outros devs e aumentar seu networking, o BIG é para você!
  • Se você quer obter informações sobre a área indie, o BIG é para você!
  • Se você quer conversar com publishers, incubadoras, investidores e aceleradoras, o BIG é para você!
  • Se você quer saber sobre ações do governo para o mercado indie game, o BIG é para você!
  • Se você quer apenas passear e curtir uns jogos independentes, o BIG é para você!

Por isso, não seja pego de surpresa, vale a pena se programar com antecedência para encontrar passagens e hospedagens com baixo custo.

Lembre-se, participar do BIG Festival não é um gasto, é um investimento!


  • Gostou desse post? Clique nos botões para compartilhar com seus amigos no Facebook, Google+ ou Twitter!
  • Tem algo a falar sobre o assunto? Comente aqui embaixo!
  • Quer participar dos nossos sorteios? Clique aqui!!!