Uma das mais populares engines de desenvolvimento de jogos, o Unity 3D é capaz de exportar o mesmo projeto para diversas plataformas diferentes, como PC, Web, Android, iOS e até os consoles PS4 e Xbox One.

Conheça a engine Unity 3D:

O Unity 3D é uma engine de desenvolvimento de jogos muito popular e conta com grande comunidade de usuários. Embora tenha esse nome, não significa que esse software seja feito somente para a confecção de jogos 3D, pelo contrário, o Unity é muito bom para o desenvolvimento de jogos 2D, de qualquer gênero, e tem até ferramentas específicas para isso.

$screenshot1

Tela do Unity 3D com um projeto de jogo 2D.

O importante é ter em mente que não importa o tipo ou tamanho do jogo, o Unity está preparado tanto para o platformer mais simples quanto para o MMORPG mais complexo.

Dificilmente você será limitado pelo programa, apesar dele apresentar algumas limitações, mas como a comunidade do Unity é muito grande, é extremamente comum descobrir métodos de superar essas dificuldades por meio de fóruns de discussão e grupos em redes sociais.

Programando no Unity:

Para desenvolver um jogo no Unity, é necessário ter alguma noção de programação. Se você não entende nada sobre programação, não se desespere! Existem tutoriais e videoaulas que farão você pegar o jeito em pouco tempo. Depois de entender o básico, é só continuar a estudar para evoluir!

Aprenda a programar e a desenvolver um jogo no Unity. Clique aqui para ver os nossos artigos sobre programação de jogos 2D no Unity.

O Unity utiliza o MonoDevelop como editor de scripts. Trata-se de um programa bem básico, mas muito eficiente. Entretanto, caso você seja um usuário mais avançado, é possível definir outro editor padrão, como o Visual Studio, por exemplo.

7347OT_01_15

Tela de carregamento do MonoDevelop para Unity

No MonoDevelop são aceitas as linguagens C#, JavaScript (UnityScript) e Boo. O JavaScript utilizado pelo Unity não é exatamente o JavaScript utilizado na programação web, e sim uma variação, por isso é chamado também de UnityScript.

A linguagem escolhida pelo desenvolvedor não importa muito, em qualquer opção você poderá desenvolver bons projetos. Contudo, nós do Indie Game recomendamos que, caso você esteja aprendendo, utilize o C# pela quantidade maior de material e tutoriais disponíveis na web. Sem contar que aprender a programar em C# pode ser útil também para outras finalidades, como desenvolver aplicativos em .NET.

Clique aqui para ver os nossos artigos sobre programação de jogos!

Animação no Unity:

O Unity é uma ferramenta muito poderosa, e permite que você faça animação de diversas formas.

Em um desenho 2D, por exemplo, você tanto pode separar as partes do corpo em sprites separados e animar as juntas do personagem diretamente no Unity quanto pode fazer o tradicional spritesheet e mandar a engine recortar os frames automaticamente.

$spritesnbones2

Trabalhando animação 2D com a janela “Animation” do Unity.

Os modelos 3D que tiverem seu esqueleto “rigado” podem ser animados também diretamente no Unity ou, caso a animação já tiver sido feita no programa de modelagem, é possível importar a animação e utilizá-la na engine.

Unity Asset Store – uma loja que pode salvar seu tempo:

Veja as situações a seguir:

Beleza, você pesquisou, estudou e aprendeu a utilizar as funções básicas do Unity, mas você queria fazer um jogo com recursos um pouco mais avançados e não conseguiu desenvolver os sistemas necessários…

ou

Beleza, você está programando bem, mas não sabe desenhar e, por isso, não consegue que seu jogo tenha uma boa aparência e personagens épicos…

O que fazer nesses e em outros casos parecidos?

Entre na Unity Asset Store, compre ou baixe de graça: scripts, músicas, animações, sistemas prontos, sprites, pacotes e muitas outras coisas interessantes para deixar o seu jogo mais elaborado.

store

Produtos à venda na Unity Asset Store

Nessa loja você encontrará uma variedade muito grande de produtos para melhorar o seu jogo. É bom saber que nem tudo é pago, alguns desenvolvedores disponibilizam scripts, modelos e sistemas gratuitamente como forma de divulgar um outro produto pago. Às vezes, essas versões gratuitas são o suficiente para você aprender como desenvolver aquele sistema que não estava conseguindo.

De qualquer maneira, a maioria dos produtos disponíveis ajuda bastante e economiza seu tempo. Uns são realmente bem baratos, outros, nem tanto!

Concluindo:

Se você ainda não adotou uma engine para começar a desenvolver os seus jogos, convém dar uma espiadinha no Unity 3D.

Uma grande vantagem dessa engine é que você só precisa pagar a licença caso desenvolva um jogo que fature um montante superior a U$ 100.000,00 (cem mil dólares). Ou seja, você só paga se ganhar dinheiro, se não ganhar, você pode utilizar o programa à vontade, sem precisar se preocupar com licença de uso. O Unity pode ser baixado direto do site oficial e já vem com praticamente todas as funções disponíveis para a versão gratuita.


  • Gostou desse post? Clique nos botões para compartilhar com seus amigos no Facebook, Google+ ou Twitter!
  • Tem algo a falar sobre Unity 3D? Comente aqui embaixo!