Chegamos até o fim do Chroma Squad, esse magnífico game brasileiro. Destaque para o humor e as possibilidades de customização de heróis e fabricação de itens.

 

ATENÇÃO! O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS (revelação de enredo)!! Para continuar a ler, clique no link abaixo!

Clique aqui para revelar e ler o artigo

Tempo de jogo:

O Indie Game jogou Chroma Squad até o fim! Na verdade, um dos “fins”, pois esse game possui diferentes finais que acontecem de acordo com as escolhas do jogador, durante a partida.

chromasquad 2015-08-13 15-24-06-09

Nosso esquadrão!

Conseguimos chegar ao final do game em 16 horas de jogo, o que nos pareceu um período muito bom (essas horas passaram muito rápido!). Mesmo assim, a vontade era de continuar jogando, e jogando, e jogando…

Nível de dificuldade:

Escolhemos inicialmente a dificuldade DESAFIANTE, a mais difícil, e sentimos que esse nível nos parecia mais adequado. Entretanto, durante a 9ª hora de jogo, derrotamos o vilão Abóbora Punk e o maldito virou um monstro gigante, como de costume. Nesse momento, nosso Mecha tomou uma surra épica!!! Tentamos derrotar essa Abóbora Punk mais 5 vezes e falhamos… Falhamos feio!

Com esse obstáculo, não tivermos alternativa a não ser diminuir o nível de dificuldade para INTERESSANTE (sim, o game permite isso), que seria algo como “médio”.

Dificuldade alterada, derrotamos a Abóbora com facilidade e a partir daí o jogo ficou bem mais fácil, só voltou a dar trabalho no episódio final. Por falar nisso, na batalha contra o Lord Gaga aconteceu algo realmente apelativo que não deveria estar nos planos dos desenvolvedores:

chromasquad 2015-08-12 10-13-40-98

“Esse dia foi louco!”

O Lord Gaga invoca chefes já derrotados, imaginamos que sejam aleatórios. Entretanto, os chefes invocados na nossa partida realizaram combos altamente apelativos e ainda teve um deles que invocou mais de 15 monstros!!!

Com cerca de 20 inimigos, uns atacando em área, um com ataque global (SIM!), outros invocando mais monstros e uns infelizes curando os outros, foi impossível o nosso esquadrão resistir. Nesse momento, só nos restou nosso suporte com quase nada de vida.

Bem, na verdade foi “quase” impossível. Em uma manobra incrível, conseguimos tapear os monstros e dar os últimos ataques no Lord Gaga. Não atingimos os objetivos da direção, mas conseguimos vencer a batalha! Ufa!

Personagens:

chromasquad 2015-08-13 16-20-03-52

Personagens que escolhemos para o nosso esquadrão

O esquadrão possui razoável chance de customização, mas achamos que poderia ter mais opções de habilidades.

O grupo é composto por cinco personagens, cada um de uma classe diferente, não é possível modificar as classes do seu grupo.

No início do jogo, o jogador escolhe os personagens para cada uma das classes. Cada personagem possui atributos diferentes, é bom prestar atenção nessa parte para não colocar um personagem com perfil de suporte na classe de assalto, por exemplo. Uma vez escolhido, o esquadrão não pode ser alterado!

Cada classe tem suas habilidades únicas, embora algumas classes partilhem uma ou outra habilidade. Infelizmente, a quantidade de habilidades para escolher é bem limitada.

Itens, armas e customização:

Esses são, sem dúvida alguma, o ponto forte do Chroma Squad.

chromasquad 2015-08-13 16-04-54-11

Oficina de criação de itens, materiais e reciclagem

Existe uma loja para comprar itens, mas ela acabou ficando em segundo plano. O divertido do Chroma Squad é fazer seus próprios itens na oficina.

Para fazer equipamentos é necessário gastar materiais. Quanto melhor o equipamento, mais materiais são necessários para sua confecção.

Os materiais podem ser conseguidos nos combates, comprando pacotes ou ainda ganhar de presente de fãs e amigos in-game.

Os equipamentos não utilizados pelo jogador podem ser reciclados para conseguir os materiais de volta. Entretanto, existe uma porcentagem de perda do material, pode acontecer do item ser reciclado e não se conseguir nenhum material com ele.

Os equipamentos criados na oficina possuem alguns atributos aleatórios, com um pouco de sorte você pode fazer um equipamento bem mais forte que aqueles disponíveis na loja.

Robô (Mecha):

Depois da surra épica que levamos da Abóbora Punk Gigante, ficamos traumatizados e aprendemos que não se pode deixar o Mecha sem upgrades por muito tempo. Por conta disso, gastamos muitos recursos pra deixar ele TOP, e ficou brutal!

chromasquad 2015-08-13 16-41-24-87

Nosso robô ficou overpower!

As possibilidades customização do Mecha são boas. No início, focamos em quantidade de vida, mas depois vimos que era furada. Investimos então em % de acerto, aí passamos o rolo compressor em cima de todos os monstros gigantes!

As habilidades do Mecha são baseadas na quantidade de hits que você acumula em um combo, por isso, investimos em chance de acerto para conseguir combos com grande quantidade de hits, e deu certo! Conseguimos acumular até 11 hits em um mesmo combo!

Mensagens:

No curso natural do game o jogador recebe várias mensagens. Algumas de fãs, outras de produtores, outras de amigos ou conhecidos, propostas de parcerias e até mensagens enviadas por engano!

chromasquad 2015-08-13 16-55-02-40

Caixa de mensagens no Chroma Squad

Essas mensagens fazem parte do belo humor do jogo. Aqui o jogador irá encontrar muitas referências com coisas da vida real e com personagens famosos de jogos e TV.

As mensagens também podem ser ótimas oportunidades de ganhar itens únicos, materiais, fãs e dinheiro. Muitas mensagens precisam ser respondidas, a depender da resposta enviada o jogador pode ganhar ou perder itens ou dinheiro.

Batalhas:

As batalhas do Chroma Squad são estilo RPG Tático, então é necessário que o jogador tenha montado bem o seu esquadrão de modo a utilizar uma boa estratégia para derrotar os monstros.

chromathumb.0.0

O Chroma Squad possui a função “Cooperação”, que pode ajudar muito na batalha (e ajuda mesmo!). Um personagem em cooperação pode auxiliar o movimento de outro, fazendo-o pular por cima de inimigos e obstáculos, alcançar posições mais distantes ou, ainda, realizar ataques em conjunto.

Um ataque com todos os cinco personagens se transforma em um ataque finalizador, que dá uma boa quantidade de audiência e muito dano no inimigo. Se esse tipo de ataque não destruir o monstro, a audiência cai um pouco.

Enredo:

O tema da história do jogo é bastante original. Não se trata de um jogo de super heróis japoneses, e sim de um jogo em que o jogador comanda um estúdio de gravação de uma série de super heróis japoneses.

Sendo assim, tudo o que acontece no jogo é, teoricamente, combinado e roteirizado. O objetivo é aumentar a audiência do programa, ganhar muitos fãs para conseguir dinheiro e melhorar o estúdio.

Claro que muitas reviravoltas acontecem durante o jogo, boa parte delas é previsível, mas, mesmo assim, o jogo fica MUITO dinâmico e EXTREMAMENTE divertido.

Música e efeitos sonoros:

Esse quesito não tem muito o que falar. A equipe da Behold foi simplesmente perfeita.

A trilha sonora foi composta por músicos japoneses e a música principal ficou realmente muito bem feita!

Os efeitos e os sons que ambientam o jogo são muito bons e harmônicos, em nenhum momento notamos nada repetitivo que nos desse vontade de diminuir o volume.

Concluindo:

Chroma Squad foi, sem dúvida, um dos jogos mais divertidos que jogamos nos últimos anos.

Claro que vocês precisam levar em consideração que ambos os donos desse portal são fãs do estilo RPG Tático mas, mesmo assim, a experiência de jogo do Chroma Squad é muito agradável e o tempo VOA quando você entra nesse game.

É bom ter um lanche sempre pronto por perto.

 


  • Gostou desse post? Clique nos botões para compartilhar com seus amigos no Facebook, Google+ ou Twitter!
  • Também já zerou Chroma Squad? Tem algo a falar sobre o jogo? Comente aqui embaixo!