
BIOSZARD Corporation: uma sátira do desenvolvedor com ele mesmo
BIOSZARD Corporation é um clássico jogo de tiro 2D com visão top-down desenvolvido pelo estúdio BIOSZARD Dev. Notaram a semelhança entre o nome do jogo e o nome do estúdio? Pois é, não é coincidência.
Imagine desenvolver um game que você mesmo é um personagem dele. Certo, isso não é lá muita novidade, muitos desenvolvedores costumam colocar algo que os represente dentro dos seus jogos. O diferente de BIOSZARD Corporation é que o próprio desenvolvedor é o último chefe e o jogador precisa entrar no estúdio dele (que virou uma mega-corporação) e matá-lo!
Sobre o jogo
Sim, segundo o desenvolvedor, a brincadeira começou quando ele pensou no que faria se o seu estúdio de jogos “desse muito certo” e ele ficasse rico… Aí a loucura começou. Nesse game, o pequeno estúdio de jogos BIOSZARD Dev cresceu tanto que virou uma corporação extremamente poderosa, aos moldes da Umbrella Corporation, e começou a fazer experiências em seres humanos para transformá-los em zumbis.
O objetivo do jogador é escolher um personagem (cada um tem a sua própria motivação para matar o desenvolvedor), entrar no prédio da BIOSZARD Corporation e limpar todos os andares, matando todos os zumbis, até chegar ao topo e matar o responsável por tudo isso.
O jogo em si não tem grandes surpresas, fica no clássico “mate o zumbi, pegue uma arma melhor para matar ainda mais zumbis”. Uma coisa legal é que o jogo tem um sistema de iluminação bem interessante, que reage com as paredes, pilares e objetos das fases. O jogador pode sair andando “na doida” e atirando para todo lado, mas também pode ir aos poucos, estrategicamente, desbravando a fase utilizando, por exemplo, sinalizadores para iluminar ambientes escuros.
O jogo é todo feito em pixelart e tem um leve efeito de scanlines que acaba dando a impressão que você está assistindo um filme de terror/suspense em uma TV antiga, como se estivesse nos anos 90. Não chegamos até o final do jogo mas, segundo o desenvolvedor, são 13 fases, 2 bosses enormes e 4 horas de gameplay se considerar que o player vai jogar direto, sem morrer e sem reiniciar fases.
O que sentimos falta: definitivamente, o jogo poderia ter um minimapa. Não que seja absolutamente necessário, mas as vezes ficamos um pouco perdidos na fase e tivemos que gastar mais tempo que gostaríamos procurando onde estavam os zumbis restantes. Outra coisa que o jogo poderia ter é um modo endless, para o jogador ficar matando zumbis até onde aguentar, as fases “de elevador” tem tudo a ver com modo endless.
Gostou do game?? Clique aqui para ver a página de BIOSZARD Corporation no Steam!!
Trailer de lançamento
Concluindo
BIOSZARD Corporation não é um jogo inovador, mas dentro da sua simplicidade clássica, é um jogo bem divertido que deixa o jogador com vontade de ficar atirando nos zumbis até as balas acabarem. Acreditamos que o valor do game é bem barato para, no mínimo, 4 horas de entretenimento.