A melhor forma de aprender, testar seus conhecimentos, receber feedbacks de jogadores e se divertir com sua equipe! As Game Jams são um sucesso entre desenvolvedores e entusiastas. Saiba o que são, quais as principais e como participar desses incríveis eventos de desenvolvimento de jogos.

Sobre as Game Jams:

Mesmo que você não saiba o que são, certamente já ouviu falar nelas. As Game Jams são, sem dúvida, a melhor forma de botar na prática os seus conhecimentos de desenvolvimento de jogos.

As Game Jams são eventos que reúnem desenvolvedores, entusiastas e curiosos para desenvolver jogos, do zero, em um curto espaço de tempo, normalmente em 48h corridas.

Mas é possível fazer um jogo completo em 48 horas??? Sim! Nas Game Jams não interessa fazer jogos extremamente complexos, como grandes RPGs ou MMOs. O importante é a criatividade para desenvolver um game completo, funcional, divertido, dentro do tema delimitado.

Para ter certeza de que todos os participantes começaram realmente “do zero”, os organizadores escolhem um tema central e só divulgam para os participantes no momento do início do evento.

Conhecer novas pessoas e trocar conhecimento sobre arte, programação, música e game design é realmente algo fantástico, por isso esses eventos ganham cada vez mais adeptos.

Com o sucesso de público das Game Jams, muitos eventos foram criados, alguns focando apenas em um estilo, outros com regras totalmente diferentes das mais utilizadas, mas todos possuem o mesmo objetivo: reunir pessoas para produzir jogos.

As Game Jams podem ser virtuais, presenciais ou ainda misturar as duas características. Vamos falar agora sobre as duas Game Jams mais famosas do mundo.

Global Game Jam

GGJ round logo

Essa é a Game Jam mais esperada do ano!

A Global Game Jam, também conhecida como “GGJ”, acontece apenas uma vez ao ano, sempre no mês de janeiro.

Clique aqui para ler nosso artigo especial sobre a Global Game Jam!

Muitas pessoas começam o ano pensando no Carnaval, os desenvolvedores, certamente, começam o ano pensando na GGJ.

A Global Game Jam consegue atingir números surpreendentes! Veja abaixo algumas estatísticas da edição de 2015:

  • Países participantes: 78
  • Jogos produzidos: 5.438
  • Pessoas registradas: 28.800
  • Locais de reunião: 518

E se você está achando que o Brasil está de fora ou tem participação tímida na GGJ, está muito enganado! Nosso cenário de indie games está muito bem representado! Por exemplo, a cidade de Curitiba recebeu o terceiro maior local de reunião da GGJ 2015, com mais de 800 pessoas fazendo jogos durante 48 horas corridas!

Nós, do Indie Game, tivemos oportunidade de visitar um local de reunião em Brasília – DF, que aconteceu na Indie House, sede dos estúdios Behold, Otus e Bad Minions. Na ocasião, foi notável a troca de conhecimento entre os participantes, muitos deles se conheceram na hora e praticamente todos saíram com novos contatos e amizades.

Portanto, meus amigos, independente de onde você estiver, não deixe de participar da Global Game Jam. Procure um local de encontro na sua cidade (ou na cidade que você estiver, caso esteja viajando de férias) e participe desse evento magnífico.

Ludum Dare

ludum1

Enquanto Global Game Jam ostenta o título de maior Game Jam presencial do planeta, a Ludum Dare é a maior Game Jam da internet!

Clique aqui para ler nosso artigo especial sobre a Ludum Dare!

Os participantes da Ludum Dare, ou simplesmente “LD”, produzem uma média de 2.500 jogos por edição. O grande detalhe é que são realizadas três edições por ano, sem contar as “mini-LD”, que são eventos menores que ocorrem entre os principais.

Embora seja predominantemente virtual, os participantes da Ludum Dare também abrem seus locais de reunião presencial, mas não chega perto da quantidade alcançada pela GGJ.

A Ludum Dare possui uma categoria especial para os desenvolvedores que fizerem todos os aspectos do jogo sozinhos, como se fosse um “modo hard core”.

Quer ter a experiência de participar de uma Game Jam a nível mundial sem sair de casa? A Ludum Dare é a opção ideal para você!

Concluindo:

Existem muitas Game Jams acontecendo o tempo todo. Muitos eventos são organizados por grupos de Facebook, ou sites de jogos como GameJolt e Kongregate.

Recomendamos que todos os interessados em participar desses eventos acessem nossa área de Eventos para ficar de olho na programação.

Participem do máximo de Game Jams que puderem! Exercitar a produção de games nunca é demais!


  • Gostou desse post? Clique nos botões para compartilhar com seus amigos no Facebook, Google+ ou Twitter!
  • Tem algo a falar sobre Game Jams? Comente aqui embaixo!