Jogamos esse indie brasileiro que foi lançado no Steam agora em março, confira nossa experiência.

Kautic é, segundo um dos desenvolvedores, o “primeiro jogo de verdade” feito pela Bad Coffee, desenvolvedora formada pelos irmãos gêmeos Gustavo e Renato Souto Maior, embora já tenham criado jogos menores.

É sempre bom ver um indie brasileiro sendo lançado. Sabemos como é difícil concluir um projeto e torná-lo disponível para o público. Jogamos Kautic por cerca de uma hora e meia e trazemos aqui as nossas impressões, boas é más.

Conheça o jogo:

Kautic é um jogo indie do gênero platformer, tão popular e conhecido que dispensa maiores apresentações. Nesse game, o jogador controla Kautic, o Mago Careca, que possui a missão de derrotar os monstros que assolam a sua vila e petrificam os moradores.

O jogo segue o estilo padrão de platformer, personagem progride para a direita da tela e enfrenta diversos monstros e armadilha para avançar.

Gostamos muito do controle de Kautic no teclado, com as tradicionais setas para movimentar o mago com a mão direita e botões de ação no Z, X e C, (o que pode ser meio problemático para canhotos). O personagem responde bem aos comandos, sem delay, fato que dá mais confiança ao jogador. Kautic tem suporte para joystick.

A arte de Kautic é pixelada e não possui muitos detalhes. Acreditamos que os desenvolvedores podem evoluir mais essa parte, principalmente a parte de animação que é bastante simples.

As fases são bem legais, teve somente um ponto, logo no início, que ficou bem difícil de pular de um lugar para outro, em que tivermos que tentar diversas vezes para conseguir progredir. Tirando isso, as fases são bem bacanas e é possível optar por caminhos diferentes que levam para regiões completamente distintas, com mudança total de ambientação. Algumas vezes a disposição dos inimigos nos pegou de surpresa, de uma maneira boa, em que não esperávamos porém, com chances de evitar e/ou revidar.

Os monstros são bem variados, bem diferente daqueles jogos que são feitos 3 ou 4 tipos de monstros e spawnados aos montes. Contamos ao menos 12 tipos de monstros diferentes, com comportamentos bem distintos, desde de simples pulos até mecânicas mais complexas, mas os desenvolvedores afirmam que são 27 monstros únicos! Belo ponto para os devs aqui também.

Algo que precisa ser repensado, na nossa opinião, é o fato do jogador voltar tudo para o começo quando morre, isso nos pareceu muito cansativo, pois já tínhamos feito 14% do jogo e então, bum, volta tudo!

O próprio desenho das fases dá uma deixa muito grande para a criação de checkpoints nas “plaquinhas”, mas os devs não aproveitaram isso, então, fica nossa dica.

Existe uma tela inicial, mas sentimos falta de um menu (poderia colocar a mudança de controle para canhotos, por exemplo). Uma opção de “créditos” também seria legal, já que é sempre bom ver quem são os nossos colegas.

Veja o vídeo oficial do jogo:

Concluindo:

O “primeiro jogo de verdade” da Bad Coffee Games tem um grande potencial de ser um game bem divertido. O controle sólido e as colisões bem feitas deixam a jogabilidade bem bacana mesmo. As fases são grandes com muito conteúdo, monstros diversos e diferentes opções de caminho que realmente fazem diferença no progresso do jogador.

Entretanto, acreditamos que Kautic precisa de um bom polimento, principalmente nas animações e na interface de usuário (UI). O lado bom disso é que o Steam trabalha com controle de versões e atualizações automáticas, desse jeito, Kautic pode evoluir juntamente com a própria experiência dos devs da Bad Coffee.

Temos certeza que Kautic irá agradar os jogadores que gostam do gênero platformer clássico. Não deixe de visitar a página de Kautic no Steam caso você tenha gostado da proposta do game.

Clique aqui para visitar a página desse jogo no Steam!

Deixamos aqui os nossos parabéns para nossos colegas da Bad Coffee e boa sorte nesse e em próximos projetos!


  • Gostou desse post? Clique nos botões para compartilhar com seus amigos no Facebook, Google+ ou Twitter!
  • Tem algo a falar sobre o jogo? Comente aqui embaixo!
  • Quer participar dos nossos sorteios? Clique aqui!!!