Uma das maiores Game Jams do mundo completa 13 anos de atividade e ostenta uma média de inscrição superior a 2.500 jogos por edição! Conheça um pouco mais sobre esse fenômeno indie que já revelou títulos famosos!

Existe uma infinidade de game jams espalhadas por toda internet, sem contar ainda com os eventos físicos, em que os desenvolvedores se encontram no mesmo local para produzir jogos, mas a Ludum Dare merece um grande destaque entre todos.

O que é Ludum Dare?

A famosa “LD” é uma Game Jam que reúne desenvolvedores, entusiastas e curiosos para desenvolver jogos em um curto período de tempo, normalmente em 48 ou 72 horas corridas.

A LD é uma das preferidas do público indie game. Uma grande diferença da Ludum Dare é que os jogos, desenvolvidos e enviados durante o evento, são avaliados pela própria comunidade e entram em um grande ranking, com diversas categorias diferentes.

O sistema de ranking da Ludum Dare serve como uma espécie de termômetro para os game devs, uma vez que é possível conferir a colocação no ranking geral e também nas outras categorias como: humor, arte, diversão e música. Dessa forma, o desenvolvedor pode avaliar os pontos fortes e fracos do seu jogo para poder melhorar naquele quesito.

Importância da Ludum Dare:

Muitas pessoas ligadas ao movimento indie game participam de game jams apenas como forma de diversão. E não estão erradas, cá para nós… Passar o final de semana com amigos, fazendo um jogo como se não houvesse amanhã, é muito melhor do que gastar várias moedas de ouro em uma balada tosca.

Entretanto, a LD já demonstrou aos desenvolvedores que pode ser um grande trampolim para o sucesso, revelando talentos e jogos promissores.

Vamos pegar o exemplo de Titan Souls:

titan_souls_-_key_art

Esse game ficou em 1º lugar na Ludum Dare #28 e chamou bastante atenção pela sua dinâmica e qualidade.

A quantidade de comentários e reviews positivos das pessoas que jogaram Titan Souls na Ludum Dare #28 encorajou os desenvolvedores a apostarem no projeto. Quase dois anos de trabalho foram empregados, mas Titan Souls se tornou um ótimo indie game, a ponto de ser lançado na Steam, no Playstation 4 e no PS Vita.

Outro jogo que surgiu na Ludum Dare e fez sucesso na Steam foi o puzzle The Sun and Moon:

sun-moon-cover

O vencedor da Ludum Dare #29 foi aprovado no processo de seleção da Steam, o Green Light, e foi lançado em novembro de 2014. Desde então, The Sun and Moon acumula muitas reviews positivas e figura como uma ótima opção de entretenimento para quem gosta do gênero puzzle.

Concluindo: 

Seja qual for o seu perfil, a Ludum Dare é um ótimo evento para se participar. Atualmente, ocorrem três edições por ano: abril, agosto e dezembro. Entre as edições principais existem ainda as Mini-LD, que são game jams menores, sem ranking, que podem ser utilizadas como treinamento, aprendizado ou mesmo como momento de diversão com os amigos.

Algumas pessoas ainda criam locais de reunião abertos ao público em suas cidades para os eventos da Ludum Dare, ou seja, você pode chegar lá, conhecer pessoas e participar da LD com desenvolvedores que você nunca viu antes, uma experiência magnífica.

Então, meus amigos, nós da Indie Game recomendamos FORTEMENTE que vocês conheçam e participem da Ludum Dare. Sem dúvida, a experiência dará a vocês um novo gás para seguir no cenário indie game.


  • Gostou desse post? Clique nos botões para compartilhar com seus amigos no Facebook, Google+ ou Twitter!
  • Tem algo a falar sobre a Ludum Dare? Comente aqui embaixo!