Segundo o site oficial do evento, serão realizadas apenas duas edições por ano a partir de 2019, no lugar das três edições anuais, de uma das game jams mais tradicionais do mundo.

É isso, meus amigos! Pelo que tudo indica, teremos uma edição a menos, todos os anos, dessa importante game jam. A Ludum Dare, evento de desenvolvimento de jogos de abrangência mundial, teve início em 2002 e há mais de 10 anos realizava três edições anualmente (com exceção de 2008, que foram quatro edições).

Durante seus 16 anos de existência, a Ludum Dare se tornou uma das principais game jams do mundo (se não for a principal). Em 2017, por exemplo, foram 8.224 jogos criados por gamedevs, entusiastas e aventureiros de todo o mundo, durante as três edições (38, 39 e 40) do evento.

Calendário oficial da Ludum Dare

Não se sabe o motivo, mas, no site oficial, estão marcadas apenas duas edições para 2019 e para 2020. Normalmente, as três edições da Ludum Dare eram realizadas em abril, agosto e dezembro, agora, deverão ocorrer somente nos meses de abril e outubro.

Como desenvolvedor de jogos (e fanático por game jams), recebo a notícia com um pouco de tristeza, afinal, as edições da Ludum Dare sempre foram, para mim e meus amigos, um momento especial: um final de semana inteiro de desenvolvimento de jogos, sem compromisso, com muita comida, muito café, dormir no chão, muitas risadas e, principalmente, ideias doidas para implementar nos jogos.

Meus amigos durante a Ludum Dare 38: uns trabalham, outros dormem, outros bagunçam.

Eu já escrevi aqui a importância de participar de game jams, principalmente se você for um desenvolvedor de jogos, entretanto, a Ludum Dare, em particular, talvez figure como a game jam mais importante para quem quer levar a sério uma carreira de gamedev, já que é possível acompanhar o seu desempenho entre as edições. Dessa forma, ao ter o seu jogo avaliado por categorias, pode-se saber em quais aspectos o seu jogo foi mais bem aceito pela comunidade, dando ao desenvolvedor uma oportunidade de trabalhar mais em seus pontos mais frágeis e melhorar, sempre!

Concluindo

Embora seja uma má notícia para pessoas empolgadas, como eu, ter uma Ludum Dare a menos por ano acaba fazendo o evento ficar mais especial ainda! Afinal, perder uma edição significará uma espera bem maior para participar novamente. Enfim, parece que temos um motivo a mais para participar da Ludum Dare.