Painters Guild – Entrevista com o desenvolvedor
Entrevistamos Lucas Molina, desenvolvedor do game de simulação Painters Guild, que está com seu lançamento marcado no Steam para os próximos dias! Lucas nos contou sobre o desenvolvimento do jogo e a campanha no Greenlight, confira!
Aprovado no Greenlight, o jogo Painters Guild será lançado em setembro, no Steam. O Indie Game teve a satisfação de conversar com o desenvolvedor desse game, Lucas Molina, que tem mestrado em História, com foco em História da Arte, e conseguiu transformar sua pesquisa em um jogo bem divertido.
Clique aqui para ler nosso artigo sobre o Greenlight!
Antes da entrevista, que tal uma prévia sobre o Painters Guild?
Conheça o jogo:
Com um estilo bem pixelado e muitas referências históricas, Painters Guild é o tipo de jogo que prende bastante a atenção do jogador. Trata-se de um jogo 2D, do gênero simulação, em que o jogador precisa administrar uma guilda (tipo uma associação na Idade Média) de pintores.
O game tem muitas opções de customização, desde o papel de parede da casa da sua guilda, passando pelos móveis e decoração interna, até a opção sexual dos pintores, fato que pode fazer bastante diferença na Itália renascentista.
A sede da sua guilda pode ser expandida para dar mais espaço para contratar novos pintores e adicionar mais móveis, decorações ou equipamentos.
Atenda os clientes com rapidez, escolha os pintores ideais para cada tipo de quadro encomendado. Treine e melhore as habilidades dos seus artistas, faça-os viajar pelo mundo em busca de inspiração, eles podem até pintar uma obra-prima, se estiverem aptos.
Não marque bobeira! Tenha sempre um aprendiz em treinamento. Os pintores envelhecem com o passar dos anos. Se a sua guilda não tiver um aprendiz para continuar o legado dos mestres, estará fadada ao fracasso.
O Indie Game recebeu algumas chaves de Painters Guild e sorteará o game entre seus Membros VIP. Se quiser participar dos próximos sorteios clique aqui!
Fizemos também um review sobre esse game. Clique aqui para ler!
Confira o vídeo oficial do jogo:
Curtiram a proposta do jogo? Então fiquem ligados! Painters Guild estará disponível a partir de setembro, no Steam!
Clique aqui para ver a página de Painters Guild no Steam!!
Entrevista com Lucas Molina – Painters Guild
Entrevistamos o desenvolvedor do jogo Painters Guild, Lucas Molina, que lançará o seu jogo em setembro no Steam. Lucas falou com a gente sobre a inspiração para fazer o jogo e como foi o seu desenvolvimento. Confira:
Indie Game: Grande Lucas! É um prazer entrevistar mais um gamedev brasileiro, autor de um jogo extremamente divertido!
Indie Game: Sempre começamos as nossas entrevistas com uma pergunta bastante pessoal: Em qual momento da sua vida você resolveu desenvolver games profissionalmente?
Lucas Molina: Olá! Na verdade ainda não resolvi isso, hehe, estou esperando pra ver como o Painters Guild se sai no Steam pra ver se posso largar meu emprego de professor ou não. Mas comecei a fazer jogos como hobby depois que um professor do mestrado pediu que tornássemos a História pública de uma maneira criativa, daí fiz um jogo.
IG: Considerando que você é historiador, inclusive com mestrado na área de História da Arte, como foi a experiência de adaptar uma pesquisa científica à um jogo de computador? Você teve receio de deixar o jogo com um tema técnico demais ou teve dificuldade em escolher quais aspectos da pesquisa deveriam ser simplificados?
LM: A transformação do passado em um jogo foi bastante natural pra mim, tendo tanta familiaridade com História e com jogos, principalmente com jogos históricos, que foram o que me levaram à estudar História em primeiro lugar. Gostava de jogos como Age of Empires, Rome: Total War e Civilization. Ainda quero teorizar melhor como fazer essa transformação da História em jogos, talvez em uma pesquisa de doutorado.
IG: O seu jogo será lançado agora, em setembro. Há quanto tempo Painters Guild está em desenvolvimento? Como foi a experiência de produzir um jogo sem uma equipe de desenvolvimento?
LM: Dois anos e alguns meses de trabalho solitário. Mas é assim que eu gosto, só acionava alguns amigos quando precisava de feedback. A única coisa que não fiz no jogo foi a música, mas foi um trabalho individual do Morvan, um amigo suíço – eu dei liberdade criativa total pra ele e ele só me mandava as músicas conforme ia fazendo. Mas ainda quero trabalhar mais em equipe, acho que é mais fácil e divertido desenvolver as ideias com alguém.
IG: Conte-nos como foi a campanha de Painters Guild no Greenlight. Em quanto tempo o jogo foi aprovado? Quais canais de divulgação foram mais utilizados para conseguir votos?
LM: Umas duas, três semanas. O jogo chegou a ficar em #10 numa época em que o Greenlight ainda era bastante competitivo. Até tivemos alguma cobertura em sites como IndieStatik e Gamasutra, mas a maioria dos votos vieram do próprio Steam.
IG: Palavra do desenvolvedor: o que o público pode esperar de Painters Guild?
LM: Um jogo divertido que faz o tempo voar. Acho que a maioria dos testers teve aquele momento de “opa, já passou tanto tempo assim?”. Nesse ponto o jogo realmente te prende. E, sem perceber, você acaba aprendendo a história do Renascimento Italiano também.
IG: Você pretende criar outros games com temáticas históricas, com enredos baseados em pesquisas acadêmicas?
LM: Sem dúvida. História, arte e jogos são os meus amores, então quero misturar essas coisas de novo no futuro.
IG: Qual conselho você deixaria para os nossos leitores que desejam entrar agora no mercado de desenvolvimento de jogos independentes?
LM: Faça o que você realmente ama. Se você ama, tem mais gente por aí que vai amar também.
IG: Tivemos o privilégio de entrevistar Lucas Molina, historiador, acadêmico e desenvolvedor de jogos independentes! Convidamos todos os nossos leitores para conhecer e jogar Painters Guild, esse fantástico game brazuca que estará disponível no Steam nos próximos dias!
LM: Miau, é isso aí.
- Quer participar do sorteio de uma cópia desse jogo? Clique aqui!!!
- Gostou desse post? Clique nos botões para compartilhar com seus amigos no Facebook, Google+ ou Twitter!
- Tem algo a falar sobre o jogo? Comente aqui embaixo!